sexta-feira, 5 de abril de 2013

Prefeitura revoga desapropriações e suspende reforma do viaduto da Urbana


O prefeito Carlos Eduardo Alves, por meio do decreto nº 9.924/2013 publicado na edição desta terça-feira (5), revogou 28 desapropriações nos bairros das Quintas e Nordeste que seriam necessárias para a obra de recuperação e ampliação do viaduto da Urbana.
O procurador-geral do município, Carlos Santa Rosa Castim, detalhou que as desapropriações tinham o caráter de utilidade pública e haviam sido autorizadas pelo decreto nº 9.892, publicado em 20 de ferreiro de 2013. Contudo, na revisão do projeto da Copa do Mundo Fifa 2014, a obra foi revista e retirada dos planos municipais.
“Foi um ajuste para suspender o processo judicial para não dar prosseguimento e lá na frente ter que comunicar a Justiça a decisão. Foi o instrumento mais viável que encontramos, neste momento”, explicou Castim.
O coordenador de Mobilidade Urbana da Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Alexandre Duarte, confirmou a suspensão da obra do viaduto da Urbana e revelou que a equipe técnica do órgão estuda um traçado alternativo. “A situação envolve dois fatores. O primeiro é o social quando se desapropria famílias. O outro seria o fator tempo, pois teríamos que relocar a Urbana e colocar funcionando em outro local, além do cronograma de obra. Isso não daria tempo até a Copa”, disse.
No entanto, ele informou que isso não quer dizer que obra original será arquivada. Alexandre confirmou a realização de ampliação do complexo viário atual, com um viaduto sobre a área da Urbana e exclusivo ao condutor da Avenida Bernardo Vieira com destino à zona Norte da capital.
“A prefeitura conhece o problema e pretende resolvê-lo. O fim da Avenida Bernardo Vieira é um estrangulamento onde se encontram o tráfego da Avenida Mário Negócio e do Km 6. Até a Copa não tem como fazer o viaduto, mas ainda haverá um projeto no local”, revelou.
Alexandre Duarte explicou ainda que todo o Lote I de obras da Copa passa por uma revisão completa. Esse lote se estende por toda zona Oeste, desde a Avenida Felizardo Moura até a avenida Capitão Mor Gouveia. “Todos os projetos deixados incompletos pela gestão passada estão sendo revisados”, afirmou.
Fonte: http://portalnoar.com/prefeitura-revoga-desapropriacoes-e-suspende-reforma-do-viaduto-da-urbama/

Nenhum comentário:

Postar um comentário