quarta-feira, 3 de abril de 2013

Estudo sobre crise de público nos estádios


A Pluri Consultoria analisou uma série de fatores para a crise de público no estádios brasileiros.
No blog colocaremos alguns trechos interessantes e ao final colocaremos a fonte para que, caso queiram, possam ler o texto completo.


"Nossos relatórios anteriores mostraram que a média de público no Futebol Brasileiro como um todo anda abaixo de 4,6 mil torcedores por jogo (http://www.pluriconsultoria.com.br/relatorio.php?segmento=sport&id=243), que vão desde o Brasileirão da Série A com 13 mil pessoas em média, até os campeonatos Estaduais e suas quase 3 mil testemunhas por jogo. Essa é uma situação grave, um risco real ao futebol do País, e não há como negar que por trás deste problema há um pressuposto equivocado cultivado por anos dentro dos clubes, de que a paixão pelo futebol faz com que o torcedor aceite qualquer desaforo para ver de perto o seu time do coração. No passado isso poderia se justificar, mas a realidade mudou, e hoje o futebol tem que disputar mercado com outras opções de entretenimento, num mundo onde a preocupação em atender bem ao consumidor é a regra".

Fatores de alto impacto sobre o público

Violência;
Preço dos ingressosNos últimos anos o preço dos ingressos disparou no Brasil, enquanto a qualidade do produto entregue ao torcedor (cliente) permaneceu muito ruim. E com o aumento da oferta (maior número de jogos) decorrente de um calendário ruim, a situação se agrava. Existe uma correlação direta (beta) entre o aumento dos preços e a queda do público médio nos estádios mas, paradoxalmente, quanto mais vazio fica o estádio, mais o preço do ingresso sobe. É uma estranha forma que o futebol brasileiro encontrou de revogar a lei da oferta e procura;


Qualidade dos estádios;

Oferta de pay per view - Não há como negar que a possibilidade de assistir a vários jogos com conforto, comodidade e segurança, próximo aos amigos e à família são vantagens que o pay-per-view oferece em relação à ida ao estádio, principalmente a um custo próximo a R$ 70/mês. Porém, não podemos esquecer que a TV paga aos clubes por este direito de transmissão, cabendo a eles calcular se o que recebem por isso compensa a perda de receita resultante da fuga do torcedor;

Outras opções de entretenimento (cinemas, teatro, bares, praia, 
etc) - 
No passado, ir ao jogo de futebol era uma das poucas 
alternativas de diversão para boa parte da população,
um dos motivos a explicar os grandes públicos de décadas atrás. Hoje o futebol está sob ataque claro de diversas outras formas de entretenimento, geridas de forma muito mais profissional e orientadas a oferecer ao cliente o máximo possível como experiência de lazer. E na medida em que o preço do ingresso aumenta, o futebol disputa justamente o público que mais tem opções de entretenimento para consumir;


Pouca importância dos jogos



Baixa qualidade / tradição do adversário



Nível de competitividade do time local / má posição na tabela



TEXTO COMPLETO EM: 

http://www.pluriconsultoria.com.br/uploads/relatorios/PLURI%20eSPECIAL%20-%2017%20motivos%20para%20nai%20ir%20no%20estadio.pdf

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